Construções pesadas - metrô
O trem subterrâneo é sem dúvida o mais eficiente meio de transporte urbano do mundo moderno, recebe diversas denominações: subway ou tube, nos países anglo-saxônicos; métropolitain ou métro, na França; subterraneo ou subte, na Argentina etc. Em português, adotou-se a denominação francesa, em Portugal pronunciado metro e, no Brasil, metrô.
O metrô é um sistema de trens, que circulam quase exclusivamente por via subterrânea, utilizados para transportar grandes quantidades de passageiros nas áreas urbanas e suburbanas. Geralmente, para facilitar a construção, os túneis do metrô são feitos sob as ruas das cidades, mas também podem seguir caminhos alternativos que reduzem o trajeto. Não é raro encontrar túneis que cortam rios e baías ou braços de mar. Alguns trechos podem também ser de superfície ou elevados, como os de um trem comum.
Os metrôs constituem recurso fundamental para a boa circulação nas grandes cidades e, por isso, devem possuir grande capacidade de transporte e permitir aos passageiros facilidade de acesso. Uma de suas principais características é a independência técnica com relação aos outros meios de transporte, a que estão ligados apenas em pontos de conexão.
A criação do metrô resultou do rápido crescimento dos principais centros urbanos no século XIX e das distâncias entre os bairros residenciais e os locais de trabalho. Assim, já em 1843 se planejava em Londres a construção da primeira linha subterrânea de transporte, aprovada em 1854 e inaugurada em 1863. Inicialmente, foram utilizadas locomotivas a vapor, cujo combustível era o carvão.
2. O METRO NO MUNDO
O metrô de Paris teve seu plano lançado em 1855 e começou a funcionar em 1900. Em 1896, Budapest inaugurava os primeiros quatro quilômetros de seu sistema de trens subterrâneos. Nos Estados Unidos, Boston foi a primeira cidade a possuir metrô, seguida de Nova York, que veio a ter o maior do mundo em número de linhas e estações. O metrô de Paris, considerado o mais bem