Tipos de demolição
Demolição por processos simples:
• Alavanca manual;
• Martelo e cinzel;
• Marreta. Como processos mais rudimentares cuja simplicidade se conhece, mencionam-se a alavanca manual, o martelo e cinzel, e a marreta, que, como se sabe, são utilizados desde tempos remotos, exigindo um certo esforço muscular, por parte do trabalhador. A primeira funciona por meio da aplicação de força na extremidade de uma barra de aço, que, apoiada entre os pontos de aplicação das forças, consegue erguer e deslocar cargas com um peso superior ao esforço despendido.
Hoje em dia, a sua utilização só se justifica quando se trata de pequenasdemolições, visto que, se trata de um trabalho muito moroso e consequente baixo rendimento obtido. Demolição por acção do peso próprio da máquina:
• Pá carregadora;
• Escarificadora de dentes de elefante. A pá-carregadora e a escarificadora do tipo dentes de elefante são utilizadas, fazendo uso do seu peso próprio e da sua potência motriz, com a finalidade de provocar a desestabilização das construções de alvenaria de tijolo ou de pedra e assim obter o seu desmoronamento.
Este tipo de trabalho é limitado pela altura e alcance da máquina, devendo previamente realizar-se o derrube da parte do edifício que não esteja dentro desse raio de acção. Com o fim de não ocorrerem riscos, é indispensável que as condições do terreno permitam ao manobrador actuar com a máquina sempre em perfeita estabilidade durante a evolução dos trabalhos. Desvantagens do método:
. Execução dos trabalhos a uma acentuada distância de segurança;
. Impossibilidade de controlar com exactidão a direcção da queda dos materiais provenientes da demolição. Demolição por impacto:
• Bola de aço aríete Este sistema é o mais antigo em termos de utilização de maquinaria pesada e é composto por uma bola de aço que actua pendurada por uma corrente, com movimentos pendulares ou em queda livre e cujo peso varia entre os 500 e os 5.000 Kg. Não pode