Tipos de demolição
Existem vários tipos de demolição, estes são aplicados dependendo da técnica e dos equipamentos utilizados, desse modo, os tipos de demolição são classificados em: (Philip, J., Bouyahbar, F., Muzeau, J., 2006):
- manuais;
- mecânicos;
- métodos que utilizam o explosivo, a onda de choque e a expansão;
- métodos térmicos;
- método baseado no corte através de jatos de água a elevada pressão;
- métodos inovadores na demolição de construções.
Em demolições de grande porte, pode ser utilizado mais de um tipo de demolição. A escolha do ou dos tipos vai depender de uma série de fatores, como por exemplo (Fueyo, 2003):
- tempo de execução da obra;
- particularidades de cada obra;
- disponibilidade dos equipamentos;
- limitações existentes. A seguir será descrito cada tipo de demolição, enfatizando os equipamentos utilizados em cada um, os métodos, e os resíduos gerados.
- Manual
A demolição pelo método manual consiste da utilização de mão-de-obra e de utilização de ferramentas manuais ou portáteis motorizadas, tais como alavanca manual, martelo, cinzel e marreta. Este método de demolição é normalmente realizado elemento a elemento e com o recurso da força humana (BRITO, 1999).
Este método utilizando a alavanca consiste na aplicação de uma força na extremidade da alavanca de aço que, estando apoiada entre os pontos de aplicação das forças, consegue mover e erguer cargas com um peso superior ao esforço despendido. Os outros equipamentos são utilizados em pequenas demolições, apenas se justificam as suas utilizações em pequenas demolições, por ser um trabalho que exige muito esforço físico e ainda mais apresenta baixo rendimento, bem como, pela impossibilidade de obtenção de mão-de-obra em quantidade (GONÇALVES, 1998). A demolição manual consiste na demolição precisa de elementos, como paredes interiores, lajes, tetos, telhados e etc. Portas e janelas em madeira, vidro, resíduos perigosos, plásticos, cabos