Camomila
A Camomila (Matricaria recutita) também conhecida como Camomila recutita, pertence à Família Asteraceae. Ela foi conhecida primeiramente na Europa, norte da África e Ásia Ocidental devido a sua ação anti-inflamatória, é indicada para má digestão, cólica uterina, sedativa, hoje ela é cultivada em toda América, e seus benefícios conhecidos em todo o mundo. A camomila é uma planta utilizada a muitos séculos, é hoje em dia uma das Plantas medicinais mais utilizada. Desde o egito antigo ela era considerada uma planta milagrosa, sendo ela utilizada no tratamento de todos os tipos de enfermidades, toda planta é aproveitada, sendo colhida na época de floração. Tanto aqui no Brasil como em outros países a camomila é conhecida e utilizada, sendo considerada uma erva medicinal que age de diversas formas no nosso organismo, além de contribuir significativamente para a estética e para a saúde.
Ela é rica em óleo essencial, em camazuleno, ácido tíglico e vários sesquiterpenos; contém além disso ácido antêmico, atesterol, antemena , taninos e flavonoides. A camomila é uma erva da família das Compostas e adapta-se praticamente a qualquer tipo de terreno. É uma planta herbácea anual que alcança, em média, de 30 a 50 cm de altura. Suas flores são miúdas, semelhantes a margaridinhas brancas com o miolo amarelo.
• Nome científico
Matricaria recutita
• Sinonímias
Chamomilla recutita (L.) Rauschert , Matricaria chamomilla L, Matricaria chamomila L., Matricaria chamomila recutita (L.)Grierson,
• Nome Popular
Camomila
• Sinonímias
Camomila alemã, camomila comum, camomila da alemanha, camomila dos alemães, camomila legítima, camomilinha, camomila vulgar, macela, margaça das boticas, maçanilha, manssanilha, marcela galega, matricária, Camomila Verdadeira, Camomila Nobre, Macela do campo, Camomila húngara, Macela nobre, Margaça, Matricaria.
• Família
Asteraceas (sinonímia: Compostas)
•