Barramentos e Tipos de Interface
Barramentos (ou, em inglês, bus) são, em poucas palavras, padrões de comunicação utilizados em computadores para a interconexão dos mais variados dispositivos. Uma característica muito importante dos barramentos é o compartilhamento do meio de transmissão, uma vez que vários dispositivos podem ser conectados a um mesmo barramento. Graças a esta característica, um sinal enviado por um componente conectado a um barramento específico pode ser recebido por todos os demais componentes que pertencem à mesma conexão. Portanto, se dois ou mais dispositivos decidirem enviar sinais ao barramento no mesmo instante, estes sinais irão se sobrepuser e, consequentemente, serão corrompidos. Dessa forma, é permitido que apenas um dispositivo transmita sinais pelo barramento a cada instante (STALLINGS, 2002).
Basicamente, os barramentos são constituídos por linhas de comunicação capazes de transmitir sinais que representam um único dígito binário (0 ou 1). Dessa forma, podemos usar de forma simultânea todas as linhas que compreendem o barramento para transmitir uma quantidade N de bits em paralelo e melhorar a taxa de transferência. Existem vários tipos de barramentos:
Barramento do processador;
Barramento de endereços;
Barramento de entrada/saída;
Barramento de memória.
No entanto, quando nos referimos ao “barramento“ de um computador pretendemos quase sempre referir o Barramento de entrada/saída, o qual também é designado por “slots de expansão”. Este é o principal Barramento do sistema e é através do qual a maior parte dos dados circula, tendo como origem ou como destino dispositivos como as drives, impressoras ou o sistema de vídeo.
Unidades de interfaces de barramentos é parte do processador que faz a interface, ou ligação, entre ele e o resto do sistema. O seu nome vem do fato de lidar com a informação que se movimenta através do barramento de dados, a ligação primária para a transferência de informação para o processador. Ela é responsável por