Cap 7 Barramentos ES E Interfaces
Os barramentos PCI, AGP e ISA fazem parte da placa de CPU. Todos eles têm uma característica em comum: servem para conectar placas. Os barramentos de que falaremos neste capítulo são chamados de entrada e saída. Servem para conectar periféricos, e não placas. A maioria deles é externa ao computador, ou seja, existem conectores do computador, normalmente disponíveis na sua parte traseira, nos quais ligamos directamente os periféricos. Nem todos são assim, como são os casos dos barramentos IDE (abordado neste capítulo) e SCSI.
7.1. Barramento USB.
O USB (Universal Serial Bus) existe desde meados dos anos 90 e foi promovido principalmente pela Intel. No final dos anos 90 o USB finalmente começou a conquistar espaço no mercado de PCs.
Serve para conectar de forma extremamente simples, eficiente e com bom desempenho, vários tipos de periféricos que antes eram espalhados por uma miscelânea de interfaces. Alguns exemplos de periféricos que podem ser ligados no barramento USB são:
Teclado;
Mouse;
Joystick;
Disco Rígido / CD-ROM; etc.
Existe uma tendência de nos próximos anos todos esses periféricos deixarem de ser produzidos nas suas interfaces tradicionais e passem a utilizar a interface USB. Hoje todos eles são disponíveis tanto com interface USB como com as interfaces tradicionais.
O cabo USB possui 4 fios, sendo 2 para transmissão de dados e 2 para alimentação. Desta forma os dispositivos podem obter a alimentação directamente do cabo (+5 volts) e não precisam de fonte própria. Dispositivos USB que exigem correntes elevadas podem utilizar suas fontes de alimentação próprias.
A maioria dos PCs modernos possui entre duas e quatro interfaces USB. Em cada uma delas podemos conectar até 127 dispositivos. Para que vários dispositivos possam ser conectados na mesma porta, é preciso utilizar um hub. Cada hub permite ligar vários dispositivos, e para aumentar o seu número, podemos ligar os hubs uns nos outros.
Figura 1. Dispositivos