Placa mãe
Também chamada de “Placa de CPU”, é a placa de circuito mais importante de um PC. Nela ficam localizados o processador, memória, placa de vídeo, HD, teclado, mouse e circuitos de grande importância. Existem placas de CPU de várias marcas e modelos, com preços e qualidades diferentes. Uma placa de CPU de baixa qualidade coloca a perder toda a confiabilidade do computador. Em geral quem vende PCs afirma que “todas as placas são boas”, mas quem trabalha com manutenção conhece bem a verdade. Placas de segunda linha são bastante problemáticas, fontes de dores de cabeça para os usuários e para os técnicos que têm que consertar computadores. 2. Como é feita uma placa mãe (vídeo)
3. Tipos
“Muitos fabricantes fazem pequenas reduções(Chegando até 20%) nas velocidades de acesso entre o processador, as memórias e outros componentes. Como resultado, o desempenho fica prejudicado.”
Tipos de Placa Mãe:
AT: É a sigla para Advanced Tecnólogo . Seu uso foi de 1983 até 1996. Um dos fatores que contribuíram para que o padrão AT deixasse de ser usado, é o espaço interno reduzido, que com a instalação dos vários cabos do computador (flat cable, alimentação), dificultavam a circulação de ar, acarretando, em alguns casos danos permanentes à máquina devido ao super aquecimento. Além disso, o conector de alimentação da fonte AT, que é ligado à placa-mãe, é composto por dois plugs semelhantes (cada um com seis pinos). Caso esses conectores sejam invertidos e a fonte de alimentação seja ligada, a placa-mãe será fatalmente queimada. Com o padrão AT, é necessário desligar o computador pelo sistema operacional, aguardar um aviso de que o computador já pode ser desligado e clicar no botão "Power". Somente assim o equipamento é desligado. Os modelos AT geralmente são encontrados com slots ISA, EISA, VESA nos primeiro modelos e, ISA e PCI nos mais novos AT (chamando de baby AT). Nas placas AT são comuns os slots de memória SIMM ou SDRAM, podendo vir com