Visão sistêmica cultura
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Anchieta/ES - 2009
Divisão de Cultura - SEECLA
Visão Sistêmica da
Cultura em Anchieta
Entre suas riquezas estão um vasto patrimônio histórico ambiental e a diversidade de manifestações folclóricas e culturais.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Visão Sistêmica da
Cultura em Anchieta
Entre suas riquezas estão um vasto patrimônio histórico ambiental e a diversidade de manifestações folclóricas e culturais.
Introdução
...é difícil fazer cultura sem um plano, mas não há tradição em políticas públicas de cultura. Trabalhar com Cultura é um grande desafio além de extraordinariamente difícil dada a amplitude do tema, embora alguns teimem em reduzi-la a eventos pontuais que pouco ou nada deixam no cotidiano de nossa sociedade.
Tratar a diversidade das manifestações culturais, considerando a pluralidade de sua linguagem e sua inter-relação contextual, procurando entender seu delicado e complexo sistema, respeitando sua dinâmica é o passo seguinte nas questões de cultura e a isso damos o nome de visão sistêmica indo muito além da produção de eventos.
Neste contexto a Cultura deve ser tratada como um processo amplo de cidadania, e sua política pública um instrumento para sua ação continuada garantindo, como reza na
Constituição Federal, sua livre expressão e acesso. Para tanto é necessári o estruturá-la com equipamentos e ferramentas; abrir e recuperar espaços, dar incentivos e fomento a
“núcleos temáticos” e ampliar seus repertórios; dar acesso às informações, criação de meios para trocas de saberes e fazeres, em especial às tradições, que para se manter vivas devem ter seu registro, cuidar do seu resgate, pesquisa e difusão de suas expressões resultando num efeito transformador e educativo capaz de deixar resíduo, marcas, no indivíduo e no coletivo. Não é tarefa das mais fáceis, mas inquietantemente provocativa nos lançando na mais doce das demandas: Cultura como instrumento de cidadania.
Um passo inicial