Cap 6 Barramentos Internos
6.1. Introdução aos Barramentos.
Barramentos são conjuntos de sinais digitais através dos quais o processador transmite e recebe dados de circuitos externos. Alguns barramentos são usados para transmissões feitas entre placas, ou dentro de uma mesma placa. Existem vários barramentos nesta categoria:
Barramento Local;
Barramento da Memória;
Barramento PCI;
Barramento ISA;
Barramento AGP;
Barramento AMR/CNR
Estes são os barramentos estudados neste capítulo. Outros barramentos são usados para que o processador e a memória possam receber e transmitir dados para periféricos e dispositivos externos. Entre eles podemos citar os seguintes:
Barramento SCSI;
Barramento USB;
Barramento Firewire;
Barramento IDE.
6.2. Barramento Local, de Sistema ou do Processador.
Através deste barramento o processador faz a comunicação com o seu exterior. Nele trafegam os dados lidos da memória, escritos na memória, enviados para interfaces e recebidos de interfaces. Pode ser dividido em três grupos:
Barramento de Dados;
Barramento de Endereços;
Barramento de Controlo.
Figura 1. Barramentos do Processador.
Através do barramento de endereços o processador pode especificar qual a placa ou interface através da qual quer transmitir ou receber dados, e também especificar o endereço de memória no qual deseja ler ou armazenar dados. A maioria dos processadores modernos tem barramento de endereços com 36 bits, podendo assim endereçar até 64 GB de memória física. O barramento de dados tem 64 bits na maioria dos processadores modernos. O barramento de endereços é sempre unidireccional, ou seja, os bits são gerados pelo processador. O barramento de dados é bidireccional, ou seja, os dados são ora transmitidos, ora recebidos pelo processador.
O barramento de controlo contém vários sinais que são necessários ao funcionamento do processador, bem como controlar o tráfego do barramento de dados. Alguns dos seus sinais são de saída, outros são de entrada, outros são bidireccionais.