barganha dos fornecedores
Poder de barganha dos fornecedores
Fornecedores – a indústria brasileira de cosméticos ainda é muito dependente das importações de usinas químicas básicas (especialmente álcoois) e embalagens como as de vidro. No segundo caso, o elevado volume de compras extremas deve-se a reduzida escala de produção domestica. Embalagens em especial as de design mais arranjado, utilizadas em perfumes e artigos mais nobres – são considerados estratégias no processo de concorrência do setor e chegam a representar em alguns casos, até 70% do custo final.
A natura realiza ações de conscientização dos fornecedores para que desenvolvam projetos de sustentabilidades.
A grande dificuldade é que diversas exigências requerem investimentos e os fornecedores muitas vezes não enxergam os benéficos que podem ter investindo em projetos ambientais “afirma a gerente segundo ela muitas vezes, a cobrança da natura sobre os fornecedores é maior do que a dos próprios órgãos ambientais que regularizam o setor”. Nem todos querem arriscar ser um fornecedor natura pelo fato de trabalharem diretamente com recursos naturais e a maioria dela retiradas na (Amazônia).
Excelência no trabalho com fornecedores.
A meta da natura com relação à qualificação ambiental e não ter entre seus parceiros, nenhum fornecedor com classificação insatisfatória na avaliação da empresa. ‘’Queremos também aumentar o numero de fornecedores que tenham classificação totalmente satisfatória’’.
Entrantes potenciais, as fortes participações de mercado estabelecidas, associadas a necessidade de investimentos e pesquisa e desenvolvimento a estruturação e complexa cadeia de suprimentos e distribuição de produtos, fortes barreiras e novos entrantes.
Obs: fatores externos a empresa pode mudar esse cenário de força competitiva. O mercado de cosméticos nacional é protegido por alíquotas de importação que variam de 15% a 19,5%, para garantir sucesso na internacionalização deve garantir que seus