O poder de barganha dos fornecedores
O elevado custo de entrada no setor e os elevados custos dos insumos necessários para o desenvolvimento da atividade dependem da relação que se estabelece entre a empresa e seus fornecedores.
Nos hotéis Resorts, os recursos humanos são de extrema importância e estão cada vez mais escassos e caros, assim como os recursos financeiros. No caso do resort, ele conta com mão de obra qualificada, pois Mogi das Cruzes apresenta duas boas universidades, sendo a Universidade de Mogi das Cruzes e a Universidade Brás Cubas, e também é muito próxima de São Paulo, com mais meios de capacitação.
O turismo na região pode deixar de ser interessante se os fornecedores (equipamentos de alimentação e hospedagem, como exemplo) puderem elevar os preços e/ou se não houver substitutos para estes fornecedores.
Esse não é o caso do Solutaire Resort, pois como o município tem intensa atividade agrícola, há um número muito grande de distribuidores de hortifruti, como o Silvas Hortifruti.
Existem vários representantes de grandes marcas como Perdigão, Pepsico, Kibon, entre outros que, mesmo com suas sedes em outras cidades, conseguem atender de prontidão todas as necessidades do resort.
Devido a proximidade com a cidade de São Paulo, onde é possível encontrar vários distribuidores, conseguindo sempre o melhor preço, contam com distribuidores de mobiliário e decoração, como a Armarium; distribuidor de roupa de cama, como a Conamore; distribuidor de tecnologia, como a Sansung; distribuidor de amenities, como a Harus Amenities; entre outros fornecedores.
8. A EMPRESA
O resort foi inaugurado no dia 15 de junho de 2001 com nome de “ Paradise Resort Golf Village”, o hotel foi inaugurado com 75 apartamentos e 01 restaurante. Tinha administração familiar.
No ano de 2003, a empresa Blue Tree Hotels iniciou a administração do resort, que na ocasião já tinha a Ala 2. A quantidade de apartamentos totalizava 171.
Após cinco anos, no início do