banco de horas
Quando é necessário pagar horas extras o custo sobe, inviabilizando a venda. Nesses casos, às vezes, é preferível perder o pedido. Não dá para fornecer com prejuízo, nem se pode prometer entregar em um prazo no qual não se consegue produzir e, assim, correr o risco de perder o cliente.
E, porque acontece dos pedidos chegarem todos de uma vez? Normalmente, no final do ano, as empresas já programam os investimentos para o ano seguinte. Até que se defina o projeto, a construção e a compra dos equipamentos, o primeiro semestre já se foi. Por isso, geralmente, no segundo semestre há mais serviço que no primeiro, principalmente para os fabricantes de equipamentos.
Outro problema que acontece, às vezes, é de algumas empresas dependerem de fenômenos da natureza. Por exemplo, só podem trabalhar em épocas de chuva ou de seca. Outras ainda dependem da safra de algum produto que acontece só em determinadas épocas do ano.
Visando melhorar a lucratividade e conseguir sobreviver, quando as empresas ficam com pouco serviço elas aproveitam para dispensarem os funcionários menos competentes, aqueles com personalidade difícil, os que não buscam melhorar seu trabalho ou ainda os que se encontram desmotivados.
Nesses momentos, só ficam os funcionários que são as estrelas. Aqueles que as empresas sabem que se perderem será difícil trazer de volta, uma vez que, geralmente, bons profissionais não ficam sem trabalho. Aí, esses profissionais que não foram demitidos, sem serviço, às vezes trabalham como ajudantes em outras áreas que não têm nada a ver com suas profissões. O que é ruim para a empresa, pois ela acaba pagando um salário muito maior do que a atividade requer. É ruim, também, para o funcionário, pois ele