Familia,professor,surdos!
Qual é sua visão sobre a família?Qual a importância do professor ter outro olhar para o aprendiz e perceber sua dificuldade?
A família tem papel determinante sobre a formação da personalidade humana, moldando comportamentos do homem e influenciando suas relações com o meio. Ela é considerada a mais importante instituição social e sua instabilidade é causadora de uma série de crises e conflitos.
É na família que o ser humano consegue sobreviver, aprender valores, desenvolver uma cultura, sentimentos de amor, amizade e afeto.
No ambiente familiar do surdo, o sentimento de despreparo da maioria das famílias para lidarem com a surdez é muito grande, eles não tem interesse de aprenderem e realizarem a língua de sinais com o filho, sendo assim, utilizam a língua deles para se comunicar com a criança, levando a baixa qualidade dessa comunicação.
A família enfrenta muitas dificuldades para aceitar a deficiência. É uma descoberta traumática e confusa, em que a mesma busca justificativas sobre por que serem eles os escolhidos. Os pais recusam-se a ver e admitir a deficiência do filho, buscando, na maioria das vezes, um atendimento tardio, o que pode prejudicar o desenvolvimento da criança e suas habilidades.
A maioria das mães fica com a responsabilidade de cuidar do filho deficiente e de lidar com as situações-problema gerando estresse e sobrecarga das mesmas pela falta de uma estrutura de apoio.
Em relação à comunicação, percebe-se, que, para os pais, a falta do conhecimento da Libras é o que causa maior dificuldade no relacionamento, gerando no filho uma série de condições prejudiciais ao seu desenvolvimento, entre eles o isolamento, a agressividade, o desentendimento, o distanciamento e um progresso intelectual prejudicado.
A escola tem um papel fundamental para que a Libras possa ser incluída dentro da sociedade, principalmente quando houver alunos surdos dentro dos espaços educacionais.
A escola como espaço de democratização e de busca