Banco de baterias
BANCO DE BATERIAS
Nome: Anderson de M. Vascello
Turma 4° Ele-A
Professor: Giovani Bottega
Santo Ângelo – 2013
Conceito: Bancos de Baterias são arranjos de seriais construídos com baterias tanto ventiladas como seladas, são usados em casos de emergência para fornecer energia C.C para sistemas que precisam permanecer ligados em caso de não fornecimento de energia elétrica ou alguma falha no sistema de alimentação como, por exemplo, a telecomunicação que nunca pode parar de funcionar. A capacidade do banco de bateria, medido em Ah, e é utilizada para definir a autonomia do sistema.
Aplicação: São aplicados e entram em funcionamento somente quando é detectado falhas no fornecimento de energia elétrica, defeitos ou qualquer outra forma que impeça o funcionamento adequando dos equipamentos. Os bancos de baterias são usados em varias áreas como, por exemplo: Sistemas de proteção, Controle, Automação, Telecomunicações (com tensão de saída de 48vdc), supervisão podendo até possibilitar a realização de manobras de recomposição de subestações ou usinas geradoras.
Tipos: Podem ser construídos bancos de baterias com os determinados tipos de baterias:
- Baterias alcalinas (Níquel-Cádmio)
- Baterias ácidas (Chumbo Ácido)
- Baterias seladas (VRLA - Valve Regulated Lead Acid)
- baterias não-seladas (FVLA - Free Vented Lead Acid)
É mais comum a utilização dos arranjos selados por não haver liberação de gases e por não precisar de manutenção periódica. Quando for usado as não-seladas deve existir e serem instalados os bancos em salas separadas somente com as baterias não-seladas tendo um sistema especial de controle de ar ambiente.
Tipos de Ligação:
- Ligação série: a capacidade continua a mesma, o que muda é a tensão que vai ser aumentada conforme a quantidade de baterias que serão ligadas. Banco de baterias ligado em série leva o nome de String.
- Ligação Paralela: A ligação em