Banco de Baterias
Introdução
Atualmente há uma grande dependência de energia elétrica, sua falta pode gerar diversos problemas, como perda de materiais ou informações. Por este motivo cada vez mais empresas buscam ter um bom sistema de alimentação caso a concessionária de energia não possa fornecê-los por um período de tempo.
Nesses casos de emergências há dois tipos de sistemas para suprir energia a falte de energia:
Geradores, dispositivo que transforma energia mecânica em energia elétrica. Baterias, dispositivo que transforma energia química em energia elétrica.
As baterias são mais adequadas nessas situações de emergência, pois podem ser colocadas em funcionamento quase que imediatamente.
Desenvolvimento
Em instalações como um datacenter onde a energia elétrica é essencial, é comum encontrarmos um Banco de Baterias, que é um sistema de várias baterias ligadas umas as outras aumentando assim sua autonomia de atuação ou sua potência.
Em caso de falta de energia as baterias funcionariam como fonte auxiliar assegurando a ininterruptibilidade no fornecimento de energia aos equipamentos.
Essas baterias podem ser ligadas em dois esquemas diferentes, elas podem ser ligadas tanto em serie quanto em paralelo.
Ligação em serie, nesse tipo de ligação a capacidade do sistema se mantem igual, porém a tensão terminal aumenta, sistema utilizado quando é necessário uma grande quantidade de energia
Ligação em paralelo, neste tipo de ligação nós já temos o aumento da capacidade do sistema, e temos uma tensão constante.
Ligação serie-paralelo, neste sistema nós temos tanto o aumento da tensão quanto da capacidade de fornecimento de energia, porém este sistema é mais complexo do que os outros acimas, para sua utilização é necessário um numero maior de baterias.
O sistema de banco de baterias funciona da seguinte maneira:
Nesse esquema