bateria e conservação de energia
BATERIA E CONSERVAÇÃO DE ENERGIA
Tangara da serra , 06 de março de 2013.
Eletricidade Aplicada.
Curso: Engenharia de Produção
4º semestre A
Acadêmicos: Ana, Marco, Carlos Sheila,
Simone
Baterias
As baterias apresentam uma importância fundamental de infraestrutura nos sistemas de energia de telecomunicações, são constituídas de placas positivas e negativas, mergulhadas numa solução aquosa chamada eletrólito (baterias ventiladas) ou mergulhadas em um gel pastoso (baterias seladas). Elas são responsáveis pela garantia do fornecimento de energia ininterrupta para a carga. Em uma falha no fornecimento de energia pelo sistema de retificadores, seja por defeito ou falta de energia distribuída pela concessionária, às baterias garantem o fornecimento de corrente contínua, além de melhoria do "ripple" dos retificadores no sistema. É considerado um banco de bateria, um conjunto constituído de diversos elementos de bateria ligados em série. De acordo com o número de elementos ligados em série, é determinada a tensão do banco.
Figura 1: Vista interna de um elemento de bateria.
A capacidade de fornecimento de energia é definida em ampère-hora, dependendo de alguns fatores: Corrente do consumidor (carga instalada: central telefônica, rádio, etc), número de bancos de baterias, capacidade do banco (dado em Ampère hora/10 horas), condição da capacidade da bateria (se a mesma está em condições de fornecer 100% de sua capacidade).
Considera-se uma bateria ideal, a que possui 100% de sua capacidade nominal.
Com o passar dos anos, devido ao número cargas, descargas e cargas incompletas, ocorre à perda da capacidade total do banco, considerando que quando a bateria chega a 80% da sua capacidade, chega-se o fim da vida útil da bateria. Para se determinar à