Programação de Neuro Linguistica
Qual é a Grande Idéia?
“Não precisamos fazer coisas extraordinárias para obtermos resultados extraordinários.”
– Warren Buffett
A
vida moderna é um equívoco. Não estou me referindo ao maravilhoso progresso nas áreas de ciência e tecnologia e no mundo empresarial, pois isso nos tem permitido comer melhor, rejuvenescer, viver mais, debelar doenças, viajar com facilidade e dispor de maior conforto do que no passado.
O que é um erro é o modo como organizamos nossa vida pessoal e social. Em vez de trabalharmos para viver, vivemos para trabalhar. Se tivéssemos mais autoconfiança e seguíssemos a filosofia certa, alcançaríamos mais objetivos do que agora e curtiríamos mais nossa atividade profissional – ainda que trabalhando muito menos horas e dedicando uma parte maior da energia para a família e a vida social.
Isso seria uma mudança importante na maneira como vivemos. Hoje, o progresso corre às avessas. Antes, adotávamos um ritmo mais relaxado, tínhamos mais tempo livre, o
15
16
O ESTILO 80/20
compromisso com a família e os amigos era maior, havia mais igualdade e fraternidade social e também mais civilidade com os estranhos. Além disso, o estresse e a depressão eram menos freqüentes, não existia tanta dependência do álcool e das drogas nem de dinheiro e poder. Agora, temos mais consciência de nós mesmos e da nossa individualidade, porém muitas pessoas estão aterrorizadas com a nova liberdade. Vivemos muito mais preocupados em meio a uma busca desesperada pela ilusão de segurança, que, apesar do nosso esforço frenético, se torna cada vez mais distante.
A vida hoje em dia se divide em pista rápida e pista lenta.
Ambas são menos agradáveis do que a pista ampla do passado.
Para muitos, a pista lenta corresponde à insegurança financeira: ganhos insuficientes, situação social insatisfatória, medo do desemprego e privação das crescentes comodidades materiais acessíveis apenas aos que estão na outra pista. Mas a pista