Design de Games - Resumo
Definição de jogo
Huizinga “O jogo é uma atividade ou ocupação voluntária, exercida dentro de certos e determinados limites de tempo e de espaço, segundo regras livremente consentidas, mas absolutamente obrigatórias, dotado de um fim em si mesmo, acompanhado de um sentimento de tensão e alegria e de uma consciência de ser diferente da “vida quotidiana. ”
Huizinga foi o primeiro a se conseguir definir o que é jogar. Obviamente houveram filósofos que abordaram antes mas a definição dele é considerada a primeira crucial.
Katie Salen e Eric Zimmerman
“O game é um sistema no qual os jogadores se engajam em um conflito artificial, definido por regras, que resultam em um desenlace quantificável.”
Jesper Jull
“Um jogo é um sistema formal baseado em regras, cujos resultados são variáveis e quantificáveis, onde diferentes variáveis determinam diferentes valores, o jogador exerce o esforço a fim influenciar o resultado, o jogador sente-se unido ao resultado, e as conseqüências da atividade são opcionais e negociáveis.
Vale a pena lembrar:
- O jogo tem características ludibriadoras.
- É elemento de cultura e sociedade de determinado tempo e espaço(zeitgeist).
- Nem toda brincadeira é jogo, é preciso ter um objetivo e regras.
Espaços Aninhados
- Espaços independentes um do outro porem, espacialmente, um dentro do outro. Na figura abaixo “D” existe dentro de “B” dentro de “A”, exemplo: A---> mundo, B---> fase, D---> parte escondida ou subdivisão da fase ( referência:cano do mario).
Espaço Funcional ---> Espaço onde acontece a ação.
perguntas norteadoras:
- O espaço é diferenciado ou padronizado?
- Quantas dimensões?
- Quais seus limites?
- Existem subspaços? Como eles se conectam?
-Há mais uma maneira útil de se modelar abstratamente o espaço desse jogo?
(Não lembro muito bem mas penso que espaço diferenciado e funcional se definem