Experiencia de Controle de Setup
Palavras-chave: setup, virada de linha, período de aceleração
1. INTRODUÇÃO
A redução do tempo de setup capacita as empresas atender ao crescente número de novos modelos e variações nos produtos. A renovação dos produtos é freqüente e a demanda por aqueles que possuam algum caráter inovador tem se tornado um imperativo. Portanto, é necessário que as empresas estejam preparadas para produzir uma variedade de produtos com o desafio de utilizar os mesmos ativos.
Esta realidade tem provocado mudanças na forma de programar a produção e fazer que um mesmo equipamento seja capaz de produzir tipos diferentes de produtos. A informação que a programação de produção necessita é a quantidade de tempo necessária para mudar a configuração da máquina, trocar ferramentas e dispositivos para que o sistema produtivo passe a produzir outro produto. O tempo gasto significa um custo que por vezes pode ser muito alto e, naturalmente, influi na decisão a ser tomada.
Caso o tempo total de troca seja muito elevado, geram-se conseqüências desagradáveis para a empresa, como, por exemplo, o aumento no nível de estoques,