como preparar um seminario
1 Determinação do assunto/tema/problema/tese
É preciso definir com clareza o assunto que interessa ou que é proposto como tarefa (muitas vezes o assunto é proposto pelo docente). Nessa escolha deve-se considerar o significado e a relevância do assunto, as aptidões e preferências pessoais do responsável pelo seminário, o tempo e os recursos materiais disponíveis.
Escolhido o assunto, é necessário tematizá-lo, no sentido de selecionar e assumir um aspecto delimitado desse assunto, um enfoque, um ângulo, uma abordagem mais restrita. Tal enfoque específico será o tema, que permitirá reflexões e análises mais detalhadas, mais originais e rigorosas.
A visão clara do tema do trabalho objeto do Seminário deve completar-se com a sua colocação em termos de problema. Ou seja, o tema deve ser problematizado. Toda argumentação, todo raciocínio desenvolvido em um trabalho logicamente construído é uma demonstração que visa solucionar determinado problema. Portanto, antes da elaboração do trabalho, é preciso ter idéia clara do problema a ser resolvido, exige-se consciência da problemática específica relacionada com o tema a ser investigado. Quando o autor se define por uma solução que pretende demonstrar, pode-se falar em tese ou idéia central do trabalho.
2 Levantamento da Bibliografia, Leitura e Documentação
Nesta etapa desencadeia-se uma série de procedimentos para a localização e busca metódica dos documentos que possam interessar ao tema escolhido, após o que é iniciado o trabalho da pesquisa propriamente dita, o momento da leitura e documentação. Para isso é importante que se elabore um roteiro ou plano provisório, que poderá ser reformulado no decorrer do trabalho. Esse