Banco central
A missão do banco central do Brasil é assegurar a estabilidade do poder de compra da moeda em um sistema financeiro sólido e eficiente
Na maior parte dos países economicamente relevantes, a principal função da autoridade monetária é garantir a estabilidade de preços, evitando a perda do poder de compra da moeda. Isso representa, em ultima instância, proteger a sociedade, impedindo a transferência de riqueza da população para o governo por intermédio de processos inflacionários, conhecido como senhoriagem (fonte de recursos sem a necessidade de se criar mecanismos formais de arrecadação ou cobrança e sem ter de ir a publico se justificar).
Na economia a riqueza não acaba ela é transferida. O valor que é tirado da moeda que está na carteira ou no salário do trabalhador vai para o governo, através da inflação. O processo inflacionário, via de regra, é uma forma de se transferir recursos da sociedade para o governo, o emissor da moeda.
Exemplo da Alemanha: o Bundesbank é visto como a instituição que protege a sociedade contra os agentes (governo inclusive) que tentam provocar a inflação, ou seja, ele é visto na Alemanha como a instituição que protege a sociedade dos agentes que poderiam causar a inflação. No período entre guerras a Alemanha se desconfigurou por causa da inflação.
Portanto, a inflação (forma de se transferir recursos da sociedade para o governo) é uma forma de governos fracos transferirem recursos, porque com a inflação não precisa ser aprovado em congresso um imposto, ou criar um debate para aumentar o imposto de renda, por exemplo, e enfrentar as resistências a isso. Com a inflação esse processo é mais fácil, a riqueza se transfere para o governo tirando dinheiro das pessoas sem que elas percebam isso. Por isso, o papel do banco central é assegurar a estabilidade e combater a inflação.
O que é um banco central?
É uma instituição de configuração recente, que se formou gradualmente como resposta à instabilidade dos incipientes