BALANÇO CALORICO
Equilíbrio para a manutenção do peso
O balanço calórico é a diferença entre a necessidade calórica total do dia e a quantidade de calorias ingeridas durante as refeições e deve ser sempre negativo quando se quer perder peso.
Exercícios matam a fome Bote a fome pra correr por Vanessa de Sá
A manutenção do peso depende do equilíbrio entre a quantidade de energia que você fornece ao corpo (comida) e o tanto de energia que é queimada (exercício):
>>QUER ENGORDAR?
Se você é sedentário, provavelmente tem um gasto de energia muito pequeno. A menos que faça uma restrição radical de calorias, provavelmente irá engordar.
››QUER EMAGRECER?
Nesse caso, aumente o gasto de energia praticando atividade física e reduza a ingestão de calorias.
O nosso corpo precisa de combustível para o trabalho que exercemos durante o dia e devemos comer apenas o necessário para estas atividades, caso contrário o excesso será armazenado e depositado em forma de tecido adiposo (gordura), causando sobrepeso e obesidade.
Quando a reação inversa ocorre, ou seja, gastamos mais combustível que o ingerido haverá uma queima de calorias armazenadas em forma de gordura no seu corpo, e portanto, os quilos a mais começarão a desaparecer. Assim, para emagrecer devemos queimar sempre mais calorias que o ingerido. A prática de atividade física ajuda a tornar este balanço calórico sempre negativo, fazendo com que você gaste mais calorias do que ingeriu.
PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA
Praticar atividade física não significa basicamente freqüentar academias, mas sim identificar-se com o tipo de exercício preferido e coloca-lo em prática. Natação, aeróbica, funk, futebol, vôlei, step, caminhada, são algumas das alternativas que a modernidade oferece. Contudo, é necessário praticá-las pelo menos 3 vezes na semana, por uma hora, onde este tempo deve ser sem interrupções, caso contrário de pouco adiantará. O ritmo a ser seguido seu organismo marcará.
Procure