feijão
O feijão é um excelente alimento, muito rico nutricionalmente, pois fornece nutrientes essenciais ao ser humano, como proteínas, ferro, cálcio, magnésio, zinco, vitaminas (principalmente do complexo B), carboidratos e fibras. As fibras absorvem água no estômago formando um gel que retarda o metabolismo de carboidratos. A presença de fibras é também o principal fator no poder de redução do colesterol.
O feijão é a principal fonte de proteína, seguido, em importância, pela carne bovina e pelo arroz. A importância alimentar do feijão deve-se, especialmente, ao menor custo de sua proteína em relação aos produtos de origem animal.
Existe uma grande variedade de feijões, dentre eles: feijão preto, jalo, carioquinha, vermelho, branco e fradinho.
Dentre os componentes do feijão, destacam-se principalmente os compostos fenólicos, substâncias antioxidantes vinculadas a um menor risco no desenvolvimento de alguns tipos de câncer e a uma menor incidência de doenças degenerativas.
1 INTRODUÇÃO
Os feijões estão entre os alimentos mais antigos, remontando aos primeiros registros da história da humanidade. Eram cultivados no antigo Egito e na Grécia, sendo, também, cultuados como símbolo da vida. O seu cultivo se generalizou em grande parte do continente americano e em várias outras regiões, graças ao elevado valor nutritivo de suas sementes, que são ricas em proteínas e fibras.
No Brasil é a principal leguminosa fornecedora de proteínas, carboidratos complexos, ferro, cálcio, vitaminas, fibra alimentar. Embora seu grande consumo, a contribuição nutricional dos feijões deixa muito a desejar, pois suas proteínas tem baixa digestibilidade e inadequado balanço de aminoácidos essenciais, bem como substancias tóxicas e anti-nutricionais, especialmente quando cru ou mal processado.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 FEIJÃO
O feijão comum é um alimento básico que compõe o cardápio de