Balanced scored
Criado em 1992 por Robert Kaplan e David Norton, o Balanced Scorecard (BSC) é um instrumento estratégico que permite a medição do desempenho da empresa ou organização, integra também as medidas derivadas da estratégia .. Definiram inicialmente o BSC como um sistema de mensuração do desempenho e posteriormente ,como um sistema de gestão estratégica.
O BSC é um sistema que materializa a visão e o crescimento . Tais medidas devem ser interligadas para comunicar um pequeno número de temas estratégicos amplos ,como o crescimento da empresa ,a redução de riscos ou o aumento de produtividade.
Segundo o Professor Antônio Siciliano o Balanced Scorecard foi desenvolvido para demonstrar (e fazer entender a todos) como as organizações criam valor na Era da Informação, medindo a performance das companhias nas perspectivas dos acionistas (financeira), dos clientes, dos processos internos e do aprendizado e crescimento (funcionários e infra-estrutura tecnológica); Na Era da Informação a boa gestão é medida principalmente pela criação de ativos intangíveis, por exemplo: qualidade percebida pelo cliente, habilidades dos empregados, conhecimento adquirido, tecnologia da informação, cultura corporativa, inovação e solução de problemas.
O Balanced Scorecard é essencial para que uma empresa possa se manter em um mercado em constantes mudanças. Conhecer o mercado onde irá atuar é um fator essencial para sua sustentabilidade. Tendo como referencia o planejamento estratégico, o BSC proporciona as empresas e organizações a diferenciação que necessitam para alcançar a sua vantagem competitiva.
Algumas vantagens e desvantagens do BSC
Vantagens
Melhorar a eficácia da gestão através de uma partilha visível da estratégia, atuar na comunicação eficaz na estratégia corporativa nos diferentes níveis da organização (setores, departamentos, filiais, unidades de negócios, até mesmo no nível individual), aprimorar os resultados, permite a