Balanced scored
O Balanced Scorecard (BSC) é um sistema de avaliação de desempenho organizacional, e seu principal diferencial é reconhecer que os indicadores financeiros, isoladamente, não são suficientes para isso, uma vez que só mostram os resultados dos investimentos e das atividades, não contemplando os impulsionadores de desempenho em longo prazo.
O BSC é uma metodologia que integra as medidas derivadas da estratégia. Sem menosprezar as medidas financeiras do desempenho passado, ela incorpora os vetores do desempenho financeira futuro. Esses vetores que, em geral, abrangem as perspectivas do cliente, dos processos internos, e do aprendizado e crescimento, nascem de um esforço consciente e rigoroso de tradução da estratégia organizacional em objetivos e medidas tangíveis.
Além de ser uma ferramenta de mensuração, o BSC mostrou-se uma excelente ferramenta de gerenciamento, muito importante na implementação de novas estratégias e na avaliação dos ativos intangíveis da empresa. Uma pesquisa realizada pelo Brookings Institute em 1982 nos EUA revelou que 62% do valor de uma empresa no mercado referia-se aos ativos tangíveis. Em 1992 esse valor caiu para 38% e em 1998 para 15%, ou seja, as oportunidades para criação de valor estão migrando da gestão de ativos tangíveis para a gestão de estratégias baseadas no conhecimento, que exploram os ativos intangíveis da empresa.
O Balanced Scorecard preenche, também, a lacuna existente na maioria dos sistemas gerenciais – a falta de um processo sistemático para implementar e obter feedback sobre a estratégia.
Os objetivos e as medidas do BSC derivam da visão e da estratégia da organização, complementam as medições financeiras com avaliações sobre o cliente, identificam os processos internos que devem ser aprimorados e analisa as possibilidades de aprendizagem e crescimento, assim como os investimentos em recursos humanos, sistemas e capacitação, que poderão mudar substancialmente todas as atividades. Uma organização