fichamento
Cláudia Cristina Fraga Santos
PROFESSORA
Carla Kohn
DATA
13/08/2013
PERÍODO
6º Período-Pedagogia
TITULO
A literatura infantil como ferramenta no processo de ensino ASSUNTO
Linguagem oral na educação infantil
TEMA CENTRAL
Aprendizagem na educação infantil
OBJETIVO DO AUTOR
É essencial mostrar que a literatura deve ser encarada sempre de forma global e complexa considerando sua pluralidade em relação á interpretação de texto literário e a realidade social.
QUE IDEIA O AUTOR DEFENDE
Com base no autor a escola, família, educação e a sociedade estão diretamente envolvidos no processo de ensino-aprendizagem e na formação do indivíduo, influenciando no seu caráter comportamental, social e intelectual. E para que haja efetivamente essa aprendizagem faz-se necessário oportunizar as crianças desde pequenas o contato com livros literários.
SINTESE
DAS
IDEIAS
A imagem por si só se torna portadora e uma mensagem decifrável para criança, graças à sua vivência;
Cada imagem representa uma unidade de ação e de leitura;
A imagem permite a compreensão e a utilização de um vocabulário adaptado às situações propostas;
Embora vivermos em plena era da imagem do som, o livro continua a ser instrumento ideal no processo educativo (ou pelo menos, deveria ser).
CONCLUSÃO DO
AUTOR
"Diante disso, a autora conclui com perspicácia que não significa conferir à literatura um lugar de redentora de males que afligem a educação, nem tampouco a literatura tem o poder de afetar todos os leitores." (2010, p.217).
PALAVRAS CHAVES Literatura Infantil; Leitura; Escola; Criança.
OPINIÃO DO ALUNO
Considerando as observações que fiz na leitura deste texto, ele é muito interessante, pois nos mostra determinadas situações em relação a literatura infantil como ferramenta no processo de ensino. A meu ver é muito interessante que nós professores ofereçamos oportunidade de leitura