Balanced Scorecard
O Balanced Scorecard é utilizado por muitas empresas como medida de desempenho para avaliar a eficiência da empresa, tornando seus conceitos em uma ferramenta estratégica de tomada de decisões. A execução da estratégia é uma das tarefas mais difíceis dos executivos, com o BSC ficou capazes de medir como suas unidades de negócio criavam valor para os clientes atuais e futuros, ao mesmo tempo em que mantinha o interesse no desempenho financeiro.
O processo tem início com a alta administração para traduzir a estratégia de sua unidade de negócios em objetivos estratégicos, os objetivos devem mostra a relação de causa e efeito nas perspectivas (Financeira, Cliente, Processos internos e Aprendizados e Crescimento) de negócio da organização. Para cada objetivo devem ser identificados indicadores de desempenho, a fim que seja simples e rápida a mensuração de desempenho nos diversos níveis e que a análise da performance da organização seja menos subjetiva. O feedback é muito importante para o processo de revisão de orçamentos, planejamento e foco da empresa, a checagem de seus departamentos ou seus colaboradores, isoladamente, para verem se foi alcançado suas metas de produtividade e financeiras orçadas.
A análise das informações fornecidas pelos indicadores é de estrema importância, o confronto entre o planejado e o executado vai ajudar os gerentes a saberem se o que foi planejado pelos os executivos está sendo executado pelos setores, e o que não estiver de acordo, colocar nos trilhos novamente, pois só assim podem ser feito um comparativo da estratégia que foi realizado para a empresa, para saber se está atender as necessidades da mesma.
Os números dos indicadores também foram usados para medir o clima organizacional, foi constatado que as medidas voltadas para os colaboradores, como capacitação, aumento de reponsabilidades e metas, não deveriam ser superficiais, mais sim benefícios mais tangíveis, para que este investimento