Balanced Scorecard
ELIANA RENATA NASCIMENTO FERRARETTO
LUCAS NASCIMENTO
BALANCED SCORECARD - BSC
BANDEIRANTES
2015
ELIANA RENATA NASCIMENTO FERRARETTO
LUCAS NASCIMENTO
BALANCED SCORECARD - BSC
Trabalho apresentado ao Curso MBA Finaças, Auditoria e Controladoria da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Controladoria Financeira.
Prof. Gustavo Teixeira Neto
Bandeirantes
2015
Balanced Scorecard é uma ferramenta de planejamento estratégico na qual a entidade tem claramente definidas as suas metas e estratégias, visando medir o desempenho empresarial através de indicadores quantificáveis e verificáveis.
A metodologia BSC foi inicialmente divulgada no ano de 1992, por Robert S. Kaplan, professor da Harvard Business School e David P. Norton, presidente da RenaissanceSolutions, através de um artigo onde definiam parâmetros para avaliação e melhoramento do desempenho das empresas.
O método consiste em determinar de modo balanceado as ligações de causa efeito entre os quatro indicadores de avaliação das empresas, que são:
Financeiro: Representam o ponto de vista dos gerentes, diretores sobre os acionistas. Avalia a lucratividade da estratégia. Permite medir e avaliar resultados que o negócio proporciona e necessita para seu crescimento e desenvolvimento, assim como para satisfação dos seus acionistas.
Clientes: Representa o ponto de vista de fonte externa de receitas, identificando os segmentos de mercado visados e as medidas do êxito da empresa. Identifica os fatores que são importantes na concepção dos clientes é uma exigência do BSC, e a preocupação desses situa-se em torno de quatro categorias: tempo, qualidade, desempenho e serviço;
Processos internos: É elaborada após as perspectivas financeira e dos clientes, do ponto de vista das pessoas que executam o trabalho. Os processos internos são as diversas atividades empreendidas dentro da organização que