Balanced scorecard
CAMPUS PROF. ALBERTO DE CARVALHO
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO
PROF. ÍTALO EMANUEL ROLEMBERG DOS SANTOS
Lucélia Lima Nascimento
BALANCED SCORECARD
Itabaiana, junho de 2012.
1-INTRODUÇÃO
O balanced scorecard é uma ferramenta de gestão de desempenho e de medição desenvolvida na década de 90 por Robert Kaplan e David Norton que perceberam a dificuldade que as organizações tinham em implementar e controlar suas estratégias, formularam essa teoria com a finalidade de criar um novo método de medição do desempenho empresarial.
Assim, o balanced scorecard trata-se de um sistema de controle estratégico baseado em indicadores que impulsionam o desempenho, proporcionando à organização uma visão atual e futura do negócio, com foco abrangente e controle proativo dos objetivos planejados.
De acordo com Chiavenato (2002), o balanced scorecard proporciona um conjunto claro de objetivos das diversas unidades ou áreas da organização em uma abordagem estratégica que se desdobra em ações propícias em atingir os resultados. O (BSC) é baseado num método de administração que é voltado para o equilíbrio organizacional e se baseia em quatro indicadores, isto é perspectivas Finanças, Clientes, Processos internos, Aprendizagem/Crescimento organizacional.
2-REFERENCIAL TEÓRICO
2.1 Definições e objetivo do balanced scorecard
Balanced Scorecard é uma abordagem estratégica de longo prazo sustentada num sistema de gestão, comunicação e medição do desempenho, permite criar uma visão partilhada dos objetivos a atingir a todos os níveis da organização, contrastando com os sistemas de medição tradicionais baseados exclusivamente na vertente financeira, o Balanced Scorecard direciona a empresa para o seu sucesso, representa uma ferramenta de apoio para acompanhar as decisões da empresa.
É válido ressaltar que o Balanced Scorecard é capaz de combinar