Resenha
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL - 5ª SEMESTRE
PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL I
JÚLIA GOMES DE SOUSA
RESENHA DO FILME: NARRADORES DE JAVÉ
FORTALEZA – CE
2013
JÚLIA GOMES DE SOUSA
RESENHA DO FILME: NARRADORES DE JAVÉ
Resenha apresentada à disciplina de Pesquisa em Serviço Social I do curso de Serviço Social 5º Semestre da Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza – FAMETRO. Sob a orientação da professora Paula Fabrícia Brandão Aguiar Mesquita.
FORTALEZA – CE
2013
Narradores de Javé, um filme brasileiro de 2003, do gênero drama, dirigido por Eliane Caffé, conta a história dos moradores do vilarejo do Vale de Javé, que estão aflitos por conta da construção de uma represa que será construída passando pela cidade de Javé.
O filme retrata uma história de uma população passando por uma situação no mínimo angustiante, pois os moradores do vale de Javé ficam sabendo da construção de uma represa à qual irá inundar Javé. E para impedir tal acontecimento, os representantes da cidade precisam provar que Javé tem um valor histórico, e assim não poderá ser destruída. E aí é que começa a discussão de como escrever a história da cidade, ou seja, passar para o papel todos os fatos e histórias daquele povoado, e assim a cidade possuir um registro científico que prove a importância da cidade. Sedo que a maioria daqueles moradores são analfabetos. Então em meio ao barulho e agitação daquelas pessoas que estavam reunidas numa paróquia, eis que um deles, chamado Zaqueu tem uma ideia, ele decide chamar Antônio Biá, para descrever as histórias e fatos daqueles moradores, este é um ex-carteiro da cidade, que outrora foi expulso do povoado, pelos próprios moradores, pois para não perder seu emprego de carteiro, cometia atos intrigantes, escrevendo cartas com intrigas sobre os moradores de Javé. Antônio Biá começa sua jornada no vilarejo, conversando com os moradores, muitos participam, e várias histórias surgem, e