Farmacologia
Para estarmos capacitados a usar e administrar drogas (ou medicamentos) eficientemente deve saber o que esperar delas e o que acontecerá com elas quando forem introduzidas no corpo.
A farmacologia é o estudo científico das drogas, de onde elas vêm, sua natureza, sua composição química, a ação esperada, seus efeitos desejáveis e indesejáveis, e seus usos. A farmacologia ou ciência das drogas possui duas grandes subdivisões, a farmacodinâmica e a farmacocinética.
As duas grandes subdivisões da farmacologia respondem às duas questões mais fundamentais que podem ser colocadas sempre que a terapia com drogas é considerada. Essas questões são:
➢ O que a droga fará com o organismo?
➢ O que o organismo fará com a droga?
A farmacodinâmica nos fornece respostas para a primeira pergunta, enquanto a farmacocinética responde à segunda.
A farmacodinâmica descreve os efeitos fisiológicos que as drogas têm em células ou organismo vivos (como o corpo humano) e mostra como as drogas influenciam as funções corporais por meio de mudanças bioquímicas nos fluídos e tecidos corporais. A farmacodinâmica, portanto descreve o mecanismo de ação de uma droga e seus efeitos terapêuticos. A farmacodinâmica também nos dá indicações de como a concentração da droga (ou dosagem) está relacionada à subseqüente extensão de seus efeitos terapêuticos.
A farmacocinética descreve a absorção, a distribuição, o metabolismo (ou biotransformação) e a eliminação (pela excreção) das drogas, em outras palavras, os efeitos dos processos corporais nas moléculas das drogas, como uma função do tempo (Isto é, medidos com o passar do tempo). Alguns autores se referem aos quatro processos destacados como os processos ADME.
A farmacologia também inclui as seguintes áreas especializadas de estudo, mas não é, de maneira alguma, limitada a elas:
➢ Farmacoterapêutica: A ciência do uso de drogas no tratamento das