Balanced scorecard
O Balanced Scorecard é uma prática gerencial inicialmente criada para mensurar o desempenho organizacional, que passou a ser utilizada como uma ferramenta para a gestão e implementação de estratégias. Com origem nos Estados Unidos, a metodologia rapidamente foi difundida, sendo hoje aplicada por empresas em todos continentes. Em pesquisa conduzida pela consultoria Bain & Company (2003), sobre as práticas de gestão mais utilizadas no Brasil e no mundo, aparece como utilizado por 51% das grandes empresas, um significativo crescimento se comparado com a mesma pesquisa realizada no ano 2000, onde sua utilização era de 30%.
Para que se compreenda o rápido avanço do Balanced Scorecard enquanto prática de gestão é importante entender sua origem. Segundo Robert Kaplan, um dos criadores, o método utilizado na sua concepção, chamado de Innovation Action Management, é um método onde o pesquisador interage com o objeto pesquisado, não apenas observando e documentando um fenômeno existente (KAPLAN, 1998, pg. 90).
Este processo utiliza uma nova teoria para modificar aspectos críticos de uma organização e tem como premissa para o seu início, a identificação de uma necessidade não atendida em métodos de gestão existentes:
Duas características que marcam a evolução do Balanced Scorecard são: o caráter fortuito de sua origem e a procedência das principais evoluções nas organizações, cabendo aos autores o papel de seleção e incorporação.
A ideia inicial, citada pelo autor, ocorreu em uma empresa chamada Analog Devices, onde um executivo chamado Arthur Schneiderman desenvolveu um sistema corporativo para a avaliação do desempenho geral da organização. Robert Kaplan, inicialmente convidado a documentar um caso de implantação de um sistema custeio nessa empresa, entrou em contato com o novo sistema e possibilitou a conexão dessas ideias com um projeto de pesquisa, que envolvia várias empresas e tinha como objetivo a buscar novas maneiras de