Os compromissos conservadores do liberalismo no brasil
O livro de Gizlene Neder Os compromissos conservadores do liberalismo no Brasil , foi produzido a partir de sua tese de mestrado em Ciência Política apresentado ao IUPERJ, em janeiro de 1979, sobre o pensamento abolicionista de Joaquim Nabuco . Este trabalho tem como objetivo principal a delimitação dos aspectos conservadores da ideologia dominante no Brasil.
Para a realização de seu trabalho Neder utilizou basicamente os discursos parlamentares da Câmara dos Deputados no ano de 1871 e o pensamento abolicionista.
O livro é dividido em duas partes no qual na primeira parte é feita uma analise da grande propriedade agrária escravista e a segunda fala sobre sua relação com a ideologia dominante que viabiliza o Estado nacional no Brasil , em formação.
Na presente resenha o livro “Os compromissos conservadores do liberalismo no Brasil’’ de Gizlene Neder será analisado , sendo destacado seus principais objetivos e argumentos .
Gizlene neder, em Os compromissos conservadores do Liberalismo no Brasil , faz uma analise do discurso político- ideológico sobre as formas de utilização da mão-de-obra no Brasil na segunda metade do século XIX . De maneira que possa-se conhecer mais a fundo as articulações de discurso acerca da realidade brasileira , que ao mesmo tempo apontava na construção da nação e da cidadania e procurava manter , através da ideologia liberal que defendia a propriedade individual , o direito de escravizar .
Neder , também tem como objetivo o estudo das formas assumidas pela ideologia da classe dominante nos momentos de crise da sociedade brasileira .
A autora argumenta que diferentemente de que muitos estudiosos dizem , apesar do autoritarismo está hegemonicamente presente no processo histórico brasileiro, isso não significa que o liberalismo não tenha importância nesse processo , pois antes mesmo da independência , essas ideias já estavam