Balanced Scorecard
A importância de se avaliar o desempenho organizacional para o sucesso de uma estratégia de negócio motivou a realização dessa investigação. Assim, decidiu se estudar o mais conhecido e utilizado modelo de desempenho nas organizações: o Balanced Scorecard.
O Balanced Scorecard (BSC) é um modelo de mensuração de desempenho que foi criado por Kaplan e Norton (1996). Sendo um sistema de gestão que complementa as medidas financeiras do desempenho passado com as medidas dos fatores que impulsionam o desempenho futuro.
Segundo Silva e Niyama ( 2012) Trata-se de um conjunto integrado de medidas de desempenho resultante da missão e da estratégia da organização que dá uma visão abrangente do negócio. Podemos afirmar que, sua metodologia baseia-se na construção de um sistema de indicadores que contempla diferentes aspectos relevantes da gestão, agregando indicadores financeiros tradicionais e indicadores não financeiros.
BSC (Balanced Scorecard) é uma sigla que pode ser traduzida para Indicadores Balanceados de Desempenho, ou ainda para Campos (1998), Cenário Balanceado. O termo “Indicadores Balanceados” se dá ao fato da escolha dos indicadores de uma organização não se restringirem unicamente no foco econômico-financeiro, as organizações também se utilizam de indicadores focados em ativos intangíveis como: desempenho de mercado junto a clientes, desempenhos dos processos internos e pessoas, inovação e tecnologia. Isto porque o somatório destes fatores alavancará o desempenho desejado pelas organizações, consequentemente criando valor futuro.
Em cada empresa, terá o seu próprio BSC, em função de retratar a sua realidade e atender a suas necessidades.
As organizações desenvolvem as medidas desempenho para atingir seus objetivos estratégicos. Essas medidas devem ser dinâmicas, pois serão alteradas à medida que a estratégia evoluir, durante todo o ciclo de vida da organização.
O Balanced Scorecard, não está voltado unicamente para medidas financeiras, como