sociologia e logica
a. A sua radicalidade e a sua universalidade.
b. A sua imobilidade e a sua imputabilidade.
c. A sua inofensividade e a sua inoperatividade.
d. A sua radicalidade e a sua ofensividade.
e. A sua imputatividade e a sua ocasionalidade.
A periodização da história, tal como a concebemos hoje, tem origem com o filósofo alemão G. W. F. Hegel. Este foi o primeiro a elaborar uma Filosofia da História, ou seja, uma tentativa de compreender a história da filosofia como uma questão central da própria Filosofia e não como um relato histórico das doutrinas ou correntes do passado. Em que consiste a Filosofia da história?
a. Busca compreender a “dimensão temporal da existência humana” sob o ponto de vista sócio-cultural. Seus temas variam entre as teorias do progresso, evolução e descontinuidade dos processos históricos à historicidade da condição humana.
b. Busca interpretar a “dimensão temporal da existência humana” sob o ponto de vista antropo-biológico. Seus temas variam entre as teorias do progresso, evolução e descontinuidade dos processos históricos à historicidade da condição humana.
c. Busca interferir na “dimensão temporal da existência humana” sob o ponto de vista sócio-cultural. Seus temas variam entre as teorias do progresso, evolução e descontinuidade dos processos históricos à historicidade da condição humana..
d. Busca dialogar com a “dimensão temporal da existência humana” sob o ponto de vista ambiental. Seus temas variam entre as teorias do progresso, evolução e descontinuidade dos processos históricos à historicidade da condição humana..
e. Busca investigar a “dimensão temporal da existência humana” sob o ponto de vista sócio-cultural. Seus temas variam entre as teorias do progresso, evolução e descontinuidade dos processos históricos à historicidade da condição humana.
Um dos filósofos