balanced scorecard
Balanced Scorecard é um sistema gerencial capaz de canalizar as energias, habilidades e os conhecimentos específicos de indivíduos dos mais diversos setores da organização
.
Mobilizar toda a empresa em busca de objetivos estratégicos, ou seja, desenvolver atividades diferentes dos concorrentes, ou ainda realizar atividades similares de maneiras diferentes, é a intenção de muitos executivos que estão no comando de uma organização. Mas, para isso, é necessário investir e gerenciar os ativos intelectuais. Robert S.
Kaplan e David P. Norton, criadores do Balanced Scorecard, dizem no livro “A Estratégia em Ação” que as empresas que quiserem sobreviver e prosperar na era da informação devem utilizar sistemas de gestão e medição de desempenho derivados de suas estratégias e capacidades.
.
Conforme os autores, o Balanced Scorecard preserva os indicadores financeiros como a síntese final do desempenho gerencial e organizacional, mas incorpora um conjunto de medidas mais genérico e integrado que vincula o desempenho sob a ótica dos clientes, processos internos, funcionários e sistemas ao sucesso financeiro a longo prazo. Esse instrumento é mais do que um sistema de indicadores. Ele tem sido utilizado por muitas empresas como a estrutura organizacional básica de seus processos gerenciais, sendo possível desenvolvê-lo, inicialmente, com objetivos relativamente restritos: esclarecer, obter consenso e focalizar estratégia, e depois comunicá-la a toda a empresa.
Segundo os criadores desse instrumento, o seu verdadeiro poder ocorre quando deixa de ser um sistema de medidas e se transforma em um sistema de gestão estratégica. “O Banced Scorecard permite monitorar o desempenho das competências que geram o crescimento da empresa”, ressalta Leliane Tursi Penteado Silva,. Ela explica que com a aplicação desse sistema gerencial é possível ter objetivos