Balanced Scorecard
A constante competição no cenário mundial faz com que as organizações busquem o seu desenvolvimento e como a globalização torna freqüente a mudança e os desafios no mundo as organizações tem a necessidade de utilizar ferramentas de gestão que auxiliem na busca por melhores resultados desta forma o Balanced Scorecard mais conhecido como BSC que é uma ferramenta de gestão que tem o ponto de partida voltado para a visão da empresa, das quais são definidos os fatores críticos de sucesso, os indicadores de desempenho e permite a definição de metas e a mensuração de resultados atingidos em áreas críticas da execução das estratégicas.
O BSC é uma sigla que, traduzida, significa algo como: “Indicadores Balanceados de Desempenho”. Este é o nome de um conceito voltado à administração das empresas. Esse conceito presume que a escolha dos indicadores para a gestão de uma empresa não deve se limitar a informações econômicas ou financeiras, pois elas refletem muito mais o passado que o futuro. Se a empresa gerou lucro no ano passado, isso não garante que o ano seguinte será da mesma forma.Indicadores financeiros não são suficientes para garantir que a empresa está caminhando na direção correta. É necessário analisar, juntamente com resultados econômico-financeiros, desempenhos de mercado junto aos clientes, desempenhos dos processos internos e pessoas, inovações e tecnologia. Isto porque, a somatória das pessoas, tecnologias, inovações, se bem aplicada aos processos internos das empresas, melhorarão o desempenho esperado no mercado junto aos clientes e trarão à empresa os resultados financeiros esperados. Isto é chamado de “criar valor com ativos intangíveis”.
FUNÇÃO E VISÃO GERAL DO BSC
Os objetivos estratégicos de uma empresa são atingidos quando o administrador é capaz de presumir uma visão comum e induzir ações relevantes para se atingir o sucesso empresarial. O BSC integra as