Cesário Verde
“De Tarde”
Daniela Carvalho nº8
Biografia…………………………………………………………………………………………………………………….Pág.3
A pintura impressionista no tempo de Cesário…………………………………………………………..Pág.3
Corrente literária……………………………………………………………………………………………………….Pág.3
Parnasianismo……………………………………………………………………………………………………………Pág.4
Questões……………………………………………………………………………………………………………………Pág.5 e 6
Bibliografia…………………………………………………………………………………………………………………Pág.7
Biografia de Cesário Verde
José Joaquim Cesário Verde nasceu no dia 25 de Fevereiro de 1855, em Lisboa, na Rua da padaria, freguesia da Madalena.
Cesário passou grande parte da sua infância na quinta de Linda-a-Pastora com os seus três irmãos, Júlia, Joaquim e Jorge.
Aos dezassete anos começou a trabalhar na loja de seu pai como correspondente comercial.
Aos dezoito anos matricula-se no curso superior de letras, que abandona pouco tempo depois e, nesse mesmo ano começa a publicar os primeiros poemas no “Diário de Noticias” onde o jovem poeta é apresentado como “um moço quase imberbe, ingénuo, rosto e alma serena, fronte espaçosa, olhar perscrutador, cheio de aspirações elevadas”.
Ao longo de onze anos, outros poemas foram publicados nos mais importantes jornais e revistas de Lisboa, Porto e Coimbra.
Da sua vida sentimental, nada ficou registado, mas alguns dos seus biógrafos referem uma ligação pouco pacifica com a atriz Tomásia Veloso, cujo namorado terá mesmo agredido Cesário num gesto de ciúmes.
É na quinda de Linda-a-Pastora que a 19 de Julho de 1886, pelas 5 horas da manha Cesário morre vítima de tuberculose depois de dizer “Não quero nada, deixa-me dormir”. Tinha tinta e um anos.
A pintura impressionista no tempo de Cesário
No último quartel do século XIX, as artes plásticas sofreram um grande desenvolvimento devido ao aparecimento dos impressionistas franceses, em 1874. Estes pintores procuraram captar, do real e do quotidiano, sobretudo impressões