Balanced Scorecard
Módulo: 2
Atividade: Atividade Individual
Título: Dificuldades de Implantação do Balanced Scorecard
Aluno:
Disciplina: Balanced Scorecard
Turma: BSEAD Turma 187 Julho/13
Introdução
O Balanced Scorecard - BSC é uma ferramenta de gestão desenvolvida pelos professores de Harvard, Robert Kaplan e David Norton em 1992.
Inicialmente concebido pelos seus criadores como um sistema de mensuração de desempenho, hoje é tido como uma importante ferramenta de gestão, que procura esclarecer e traduzir a estratégia da empresa e seus respectivos objetivos a todos os seus colaboradores, por meio de um conjunto equilibrado de indicadores de desempenho, que possam não só demonstrar o desempenho passado mas também avaliar a empresa de forma dinâmica, possibilitando a adoção de medidas que impulsionem o seu crescimento e perenidade ao longo do tempo.
Para Kaplan e Norton (1997, citado por SILVA; SANTOS; PROCHNIK, 2013), o BSC é mais do que uma mera combinação de indicadores financeiros e não financeiros em dois importantes aspectos: (1) enfatiza explicitamente a necessidade de indicadores financeiros e não financeiros serem informados aos funcionários de todos os níveis hierárquicos, de modo que o staff possa entender as consequências de suas escolhas e ações, e para que os altos executivos possam compreender o resultado de suas decisões de longo prazo e (2) procura identificar e alinhar os objetivos chaves (fatores críticos para o sucesso) que apontam o caminho mais curto para que a estratégia de longo prazo seja atingida.
Por ser representar uma mudança de paradigmas, diversas organizações encontram dificuldades na implementação do BSC. Dentre as razões apontadas está a resistência das pessoas em mudar processos, comportamentos e ideias. O objetivo desse trabalho é identificar onde essas resistências podem ocorrer e quais medidas podem ser adotadas para minimizá-las.
Onde as resistências podem acontecer
“Uma mudança ou