Anestesia Geral
PRÉ-ANESTÉSICO
É a etapa inicial do procedimento anestésico, é onde se observa atuação da enfermagem. As ações nesse nível irão influir globalmente na qualidade da anestesia. Quanto ao preparo biológico, orientação psicológica, observação clínica e manuseio farmacológico do paciente, pode a enfermagem apresentar contribuição significativa para a segurança e sucesso do fato anestésico. O pré-anestésico é constituído por:
VISITA PRÉ-ANESTÉSICA- É feito pelo anestesiologista na noite anterior a cirurgia. Uma anamnese intensiva e dirigida dos elementos relacionados com a anestesia, juntamente com dados de exames físicos e laboratorial são anotados em ficha apropriada. A escolha do tipo de anestesia e o conforto psicológico completam a visita.
O paciente deve ser orientado quanto ao jejum, pois o paciente com conteúdo gástrico pode apresentar vômito durante a cirurgia. Devem observar o tempo de esvaziamento gástrico para diversos alimentos.
ÁGUA de 0 a 1 hora SUCOS de 2 a 4 horas GLICIDIOS E PROTEÍNAS de 4 a 6 horas GORDURAS de 6 a 8 horas
São drogas prescritas com a finalidade de dar maior conforto ao paciente e facilitar os procedimentos do ato anestésico. Normalmente são administrados de 1 hora antes do início da anestesia
ANTICOLINERGICOS – diminuem a secreção salivar e os reflexos vagais sobre o coração.
- ATROPINA- tem como efeito colateral a taquicardia devido ao bloqueio vagal.
- TRANQUILIZANTES – diminuem a ansiedade e determinam a amnésia. Podem ser administrados por via intravenoso e ora. Diazepan (valium), Lorazepa (Lorax) Flunitrazepan (Rohypinol)
Para manter o equilíbrio hidroeletrolítico e compensar perdas durante a cirurgia.
De acordo com o