Balanced Score Card
1.1 TEMA
Balanced Scorecard (BSC)
1.2 TÍTULO
Análise do Balanced Scorecard (BSC) como ferramenta de avaliação de desempenho após implantação na Empresa Selaria Vertentes Ind. Comércio Ltda.
1.3 PROBLEMA
O problema abordado para o desenvolvimento da pesquisa gira em torno da pergunta:
“A implantação do Balanced Scorecard (BSC) irá surtir efeitos esperados pela Empresa Selaria Vertentes Ind. Comércio Ltda.?”
1.4 JUSTIFICATIVA
A pesquisa partirá do princípio que, a Empresa Selaria Vertentes Ind. Comércio Ltda. estará passando por um processo de ampliação estrutural, o que possibilitaria a implantação dessa ferramenta.
O acompanhamento dos indicadores é de suma importância para todo tipo de empresa, pois são neles que são mensuradas as falhas do processo. Com a utilização do Balanced Scorecard (BSC), seria possível analisar os indicadores de todos os setores da empresa de forma interligada o que geraria para empresa em análise, possíveis mudanças como: melhores resultados, melhoramento em todo processo produtivo, maior controle e maior satisfação do cliente.
1.5 CARACTERIZAÇÃO SOCIETÁRIA
A Selaria Vertentes Indústria e Comercio Ltda. tem suas atividades voltadas para fabricação e comercialização de selas, arreios e artigos em geral para cavalo e cavaleiro. Suas atividades foram iniciadas de maneira informal em abril de 2004. Por aproximadamente 4 anos a empresa manteve-se na informalidade até que em junho de 2008 tornou-se uma pessoa jurídica de fato. De lá pra cá a empresa não parou de crescer.
Situada na Rua Francisco Lopes, 176 – Centro, Dores de Campos – MG nos fundos da propriedade dos pais dos sócios, a empresa trás origens familiares em seu controle e planejamento, ou seja, as decisões são tomadas com base em muitos “achismos” de irmãos e pais, o que ao nosso ver seria um aspecto negativo, daí também a viabilidade de um estudo de caso juntamente com a elaboração de uma pesquisa-ação, uma vês que um dos alunos é