Balanced Score Card
Visando trazer a tradução da missão e estratégias das organizações em um conjunto bem amplo de medidas de desempenho surgiu uma metodologia de gestão chamada de Balanced score card que serve como base para um sistema de gestão estratégica.
O Balanced score card é um método de gerenciamento de desempenho que auxilia a empresa a traduzir estratégia em ação, busca equilibrar medidas financeiras e não financeiras,entre indicadores de tendências (leading indicators) e posição ( lagging indicators) e também equilibrar os objetivos de curto e longo prazo, assim como perspectivas internas e externas de desempenho.
O conceito de BSC foi descrito inicialmente na famosa Harvard business review por Robert S. Kaplan que junto com David P. Norton, escreveu um livro em 1996, no qual o titulo é THE BALANCED SCORECARD: Translating Strategy Into Action".O conceito é bastante discutido em eventos de analises de processos, gerenciamento de custos e planejamento estratégico.
Um outro conceito de medida utilizado pelo BSC é o vetor (driver) que se refere aos fatores que impulsionam o desempenho dos indicadores. Exemplo: tempo, qualidade e preço. Um tempo adequado de resposta aos pedidos de clientes afeta tanto o indicador de retenção de clientes (lagging indicator) quanto o indicador da pesquisa de satisfação de clientes (leading indicator).
Suas perspectivas são:
* Financeira
* Clientes e Mercado
* Processos Internos
* Aprendizado
Os Principais benefícios são:
* Integração de medidas financeiras e não-financeiras,
* Comunicação e feedback da estratégia,
* Vínculo da estratégia com planejamento e orçamento,
* Garantia de foco e alinhamento organizacional, Monitoramento do progresso na construção de capacidades, que pode endereçar uma análise de ativos intangíveis necessários para o crescimento futuro (o BSC não entrega esse ponto, mas pode compor o framework ideal).
Uma correta implementação do BSC não garante o sucesso de uma empresa; porém, uma vez que a