Baixa renda e estratégia
O objetivo do artigo era discutir as categorias de riscos envolvidos no processo de decisão de compra para consumidores de baixa renda e suas implicações para a indústria e para o varejo.
A pesquisa qualitativa viu que o que influencia na compra, é o risco percebido na decisão da compra. Estes riscos são vários, e modificam conforme cada pessoa e cada situação. Mas, os mais apontados foi, como já esperado por se tratar de baixa renda, o risco financeiro. Porém, como hoje temos uma demanda muito grande de marcas, as opções são muitas, e como critério de escolha foi também analisado a qualidade e a garantia dessa qualidade. Produto de qualidade, para eles, é considerado as grandes marcas, as que passam na televisão e as que os amigos indicam.
Eles possuem muito medo de saírem prejudicados, de perderem dinheiro se o produto der defeito. Eles acabam gastando mais por ser de uma marca conhecida para não correr o risco de dar defeito. Mas, se o gasto a mais na marca não foi o esperado, ou seja, se o produto der defeito, eles vão atrás de seus direito, eles querem a segurança da loja na troca, ou na devolução, eles querem se sentir seguros no momento da compra para posteriores contratempos.
Portanto, analisando tais informações, considero o gasto feito com essa pesquisa, um investimento muito bom para o futuro da loja do senhor Antonio e de Frederico. Pois agora eles possuem um leque de informações para montarem suas estratégias. Tais como, sempre manter uma boa relação com as empresas que lhe fornecem as mercadorias, para ter privilégio seu algum produto der defeito. Também, que ele não pode ter muitas marcas para não confundir o cliente, se ele trabalhar com uma boa marca bem conhecida, possuir bons preços e boas condições, e com mais umas duas marcas com preços mais em conta, ele estará no caminho certo. E, nunca esquecer, de ter uma ótima relação com os clientes, que escute e tente atender as necessidades deles