Bacharéu em letras
agradecimentos
A PROFESSORA E TUTORA MARIA APARECIDA QUE ME ACOMPANHOU DURANTE OS SEMESTRES FINAIS DO CURSO CONTRIBUINDO PARA O MEU APRENDIZADO COM ORIENTAÇÕES VALIOSAS.
A todos os professores, pela paciência, dedicação e ensinamentos disponibilizados nas aulas, cada um de forma especial contribuiu para a conclusão desse trabalho e consequentemente para minha formação profissional;
A todos os meus colegas do curso de Letras, que de alguma maneira tornaram minha vida acadêmica cada dia mais desafiante. Peço a Deus que os abençoe grandemente, preenchendo seus caminhos com muita paz, amor, saúde e prosperidade.
LOURENÇO DE SOUZA, Sales. Produção textual nas escolas e o uso dos gêneros orais: Tcc. 2013. 30 folhas. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) – Centro de Ciências Empresariais e Sociais Aplicadas, Universidade Norte do Paraná, Cuiabá, 2013.
RESUMO
OS GÊNEROS ORAIS ESTÃO PRESENTES, NECESSARIAMENTE, NO COTIDIANO DE QUALQUER FALANTE DE UMA LÍNGUA, DE MODO ESPONTÂNEO, NÃO HAVENDO NECESSIDADE, PORTANTO, NO CASO ESPECÍFICO DOS GÊNEROS ORAIS PRIMÁRIOS, DE TORNÁ-LOS ENSINÁVEIS. O FATO É QUE OS GÊNEROS ORAIS FORMAIS NÃO APENAS PODERIAM, MAS DEVERIAM COMPOR OS PROGRAMAS ESCOLARES LADO A LADO COM A ESCRITA. NESSA PERSPECTIVA, INSERE-SE A PROPOSTA DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS COMO FORMA DE APERFEIÇOAMENTO DOS EDUCANDOS EM UM GÊNERO QUE SEJA POUCO DOMINADO POR ELES. NESSE SENTIDO, A SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODE SER DEFINIDA COMO UM CONJUNTO DE ATIVIDADES EM QUE O GÊNERO TEXTUAL ORAL PODE SER DESMEMBRADO E ESTUDADO GRADATIVAMENTE PARA TORNAR MAIS FÁCIL A COMPREENSÃO DOS EDUCANDOS, PERMITINDO, ASSIM, QUE ELES ASSIMILEM OS CONTEÚDOS PROPOSTOS E TENHAM A CAPACIDADE DE USÁ-LO DE FORMA ADEQUADA. O TRABALHO CONSTITUI-SE, PORTANTO, DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA. TEM COMO OBJETIVO DISCUTIR A IMPORTÂNCIA DA