bacharelando
1.1. INTRODUÇÃO:
Antes de ser um conjunto de conceitos, teoremas e leis físicas expressas na forma matemática, às ciências surgiram na história da humanidade como decorrência da necessidade do ser humano de conhecer os processos naturais que o cercam de maneira a facilitar sua integração com o meio ambiente para extrair dele os materiais necessários ao seu cotidiano. Neste enfoque, todo conhecimento deriva de um ponto comum, que é necessidade de entendimento dos processos naturais. Porém em nenhum ramo de conhecimento isto se torna mais claro que naquele denominado “ciências naturais” e mais especificamente as geociências.
Este tipo de estudo correlaciona ramos do conhecimento considerados fundamentais como a matemática, a química, a física e a biologia, com outros específicos das geociências como a metrologia, a oceanografia, a geografia e a geologia. Dentre estas ciências o objetivo do presente curso é o estudo da geologia, cujo nome deriva do grego Geo (deusa grega que simbolizava a terra) e logos (estudo, conhecimento). A geologia compreende o estudo e a interpretação dos processos físicos, químicos e biológicos que se relacionem aos fenômenos naturais do planeta.
1.2. INTERESSE DO ESTUDO DA GEOLOGIA:
Uma vez que a geologia estuda os materiais e processos existentes no planeta é óbvio que os estudos desta natureza tem sido úteis à muitas outras áreas do conhecimento humano.
Os estudos dos fósseis (restos vegetais ou animais que sob certas condições físico-químicas são preservados nas rochas) tem sido de grande importância para o entendimento do desenvolvimento das espécies; os novos materiais desenvolvidos em diversos ramos da indústria tais como cerâmicas especiais e novas ligas que integram circuitos de computador ou naves espaciais, dependem antes de estudo de natureza geológica que localizem as matérias primas necessidades e forneçam evidências acerca de seus processos de formação; grande variedade