grecia antiga
Deuses primordiais:
Caos: Caos é uma força antiga e obscura que manifesta a vida por meio de cisão de elementos. Parece ser um deus andrógino, característica comum a todos os deuses primogênitos nas mitologias antigas.
Gaia: Deusa da terra primordial, geradora dos demais seres.
Nix: Personificação da noite.
Érebo: Personificação da escuridão, das trevas infernaias.
Eros: Deus do amor, atribui-lhe também um papel unificador e coordenador dos elementos. Com o passar do tempo, várias versões surgiram a respeito do nascimento de Eros, dentre elas a que o deus do amor seria filho da união entre Hermes e Afrodite ou de Ares com Afrodite.
Tártaro: É o mundo inferior, as trevas. Era o lugar onde Urano aprisionou os seus filhos gerados com Gaia. Segundo Hesíodo em sua Teogonia, o Tártaro localizava-se abaixo do reino de Hades.
Urano: Personificação do céu. Urano depois de criado por Gaia passa a ser seu marido e protetor, sempre deitado sobre ela, gerando vida nela, copulando-a periodicamente com a chuva. Urano e Gaia geraram as criaturas: os Titãs e as Titânidas, os Ciclopes, e os Hecatonquiros. Após ser criado Urano passa a ser o primeiro senhor do Cosmos, não demorando a se tornar também seu primeiro tirano.
Ponto: O mar primordial.
Óreas: Deus que simboliza as montanhas.
Primeira geração divina
Titãs:
Oceano: É a personificação das águas que rodeiam o mundo, representado como um rio, o Rio-Oceano, pai de todos os rios.
Céos: Personificação da inteligência casou-se com Febe, sua irmã e com ela teve Astéria, deusa estelar e Leto, deusa do anoitecer, mãe de Ártemis e Apolo.
Creos: Personificação dos seres marítimos e seu poder destrutivo envolvia as criaturas desconhecidas do mar abissal. Casou-se com Euríbia e gerou Pallas, Astreu e Perses.
Hiperião: Personificação solar casou-se com Téia, sua irmã, e gerou Selene, a deusa lua, Hélios, o deus sol e Eos, a deusa da aurora.
Jápeto:
Cronos: