RESUMO DOCUMENTÁRIO "PRO DIA NASCER FELIZ"
Os alunos moradores no campo têm bastantes dificuldades para chegarem às salas de aula, porém alguns deles demonstram um notável interesse em estudar, gostam de leituras, sabem ler e escrever tanto que produzem até poemas, como foi o caso, de uma aluna estudante da escola pública: Manuel de Souza Neto, a pobre e simples menina sabia redigir muito bem uma poesia, mas ela disse que os próprios professores duvidavam da capacidade dela para desenvolver tamanha proeza, pensavam e diziam que a discente copiava de algum livro, lamentável, pois estórias como estas perdem- se jovens talentos.
Outra cena que também chamou atenção foi da professora de nome, Celsa a qual trabalhava em uma escola pública da periferia e dizia estar desmotivada com os alunos, por conta de ter estudado, formado- se com tanto esforço só para escutar menino mal educado, falar pornografia e xinga- lá em sala de aula. E, levando tudo isso em consideração a professora disse fazer terapia para enfrentar a classe todos os dias.
Contudo, se a educadora talvez tivesse outra postura perante a turma como, por exemplo, descobrisse novos talentos dentro de sala, buscasse saber mais quais os verdadeiros interesses de seus discentes, como quais as múltiplas inteligências ela trabalhava na classe, jovens com inteligências: musical, lógica- matemática, linguística- verbal, espacial, interpessoal e daí por diante essas possibilidades poderiam contribuir demais no processo de ensino do dia a dia da carreira profissional dessa docente. Assim como, ajudaria muito mais os alunos a desenvolverem- se pessoal e