Origem da Engenharia
Com a introdução da agricultura, a domesticação de animais e a modelagem da cerâmica dá origem a Revolução Técnica seguida por mudanças culturais surgindo assim as grandes obras, como as pirâmides onde foram empregadas as técnicas desenvolvidas até aquele momento.
Posteriormente a fundição dos metais, a invenção da roda, a utilização do papiro para a escrita, o sistema subterrâneo de abastecimento de água em Jerusalém são algumas das inúmeras descobertas e invenções que contribuíram para a transformação das antigas sociedades rurais para modelo mais evoluído de cidades governadas.
Um importante marco na história foi a mecanização do processo de impressão, desenvolvido por Johannes Glensfleisch Gutenberg, por volta do ano de 1450 aperfeiçoando uma antiga invenção chinesa, mecanizando o processo e garantindo, uma impressão mais rápida.
Surgindo nesse momento a Engenha¬ria Moderna, caracterizada pela especialização na resolução de problemas, construção de máquinas, dispositivos, estruturas, instrumentos e pelo desenvolvimento de processos tendo como base as experiências do passado e a aplicação dos conhecimentos científicos.
A origem da Engenharia de Produção é mais recente e seu início há pouco mais de um século onde seus principais representantes Frederick Winslow Taylor e Henry Ford foram responsáveis pela aplicação de conceitos de racionalidade econômica aos sistemas de produção e pela transformação dos conhecimentos, antes empíricos, em conhecimentos formal¬mente estabelecidos.
Taylor desenvolveu e aplicou métodos que são utilizados até hoje, como a padronização de tempos, o desenvolvimento do pessoal, a sequência de operações, a supervisão funcional e o sistema de pagamento por peças produzidas.
Henry Ford foi o responsável por colocar em prática as