resumo do documentario pro dia nascer feliz
O descontentamento era geral, todos achavam que essa situação não podia continuar. Entretanto, um movimento iniciado há alguns anos, por um grupo de intelectuais franceses, parecia ter a resposta. Esse movimento criticava e questionava o regime absolutista .O sistema de governo na época era a monarquia absoluta, que governou o país de forma antiquada, opressora e irresponsável. As classes mais baixas tinham sido oprimidas por muitos anos e, graças a filosofias do iluminismo, impostos injustos, fome e inspiração dos americanos, as classes mais baixas francesas eventualmente se levantaram e derrubaram o governo tirânico da monarquia francesa.
No período que antecedeu a Revolução Francesa as classes trabalhadoras da França abraçaram os ideais iluministas defendidos por filósofos como Voltaire, Jean Jacques Rousseau, Diderot e Denis. Estes ideais são de liberdade e igualdade para todas as classes. Antes da Revolução a França foi governada por uma monarquia absoluta sob o controle do rei Luís XVI. Graças ao Iluminismo tal sistema de governo passou a ser desprezado. O povo da França preferiu um governo democrático que iria colocar o controle nas mãos de muitos em vez de nas mãos de uns poucos privilegiados tendo uma condição social melhor, desejava uma participação política maior e mais liberdade econômica em seu trabalho.
Como ficou a frança após a revolução
Depois da Revolução Francesa, o sistema fiscal foi eliminado, dando às pessoas o alívio financeiro e social junto com a possibilidade de ter mais poder nas decisões econômicas do pais.
De acordo com especialistas, a Revolução Francesa trouxe à "França", abolindo o poder do clero sobre assuntos financeiros e transformado-os em funcionários públicos quem agora tinham obrigações e limitações.
Fixação dos preços de bens essenciais, tais como grãos, foi o primeiro grande passo para ajudar as pessoas a superarem as dificuldades econômicas. Também foram criados salários fixos,