Resumo do documentario pro dia nascer feliz
Pro dia nascer feliz é um documentário do diretor João Jardim que descreve o cotidiano de jovens em quatro escolas públicas localizadas em: Pernambuco, São Paulo, Duque de Caxias e no Rio de Janeiro onde percebemos que os problemas estão presentes em todos os lugares, se diferem um pouco um do outro, devido às oportunidades que cada um tem, mas no final o problema de todos leva ao insucesso escolar. A vida dos estudantes de uma escola particular em um bairro de elite em São Paulo também é apresentada de forma contrastante das anteriores.
“O mérito do filme está, primeiro, em abordar a questão sob forma documental. É um antídoto para Malhação, programa da TV aberta brasileira, de alta audiência entre os jovens, que aborda o cotidiano de uma escola particular. Eis que no vaivém dos capítulos de Malhação, a pretexto de se falar de estudantes e escola, os alunos não são focados como tais, mas como elementos conviventes em um shopping. Tanto é que praticamente só é focado o espaço fora da sala de aula, há pouco de estudantes e pouco de escola. No programa é mostrado namoro, fofocas, moda, briguinhas entre grupos, corpos belos, muito consumo, mas nenhuma pessoa na real condição de estudante, menos ainda do que é a média do estudante brasileiro. Certamente, se Malhação mostrasse a realidade do cotidiano escolar da população não teria a audiência que o shopping batizado de escola lhe dá. Trata-se de um exemplo do que não é a educação brasileira. Pro Dia Nascer Feliz desmascara o shopping-escola mostrado na TV.”
O filme chama atenção para problemas como a diferença social, tanto financeira, quanto cultural das escolas e regiões, o descaso na educação, a violência, a precariedade das escolas, salas de aulas lotadas, baixo salário dos professores, falta de transportes para aqueles que moram longe das escolas, além da metodologia aplicada no ensino que faz com que os estudantes passem de ano sem nenhum conteúdo lhes